Quem nunca viu os
comerciais da nike sobre futebol, não sabe o que é a emoção de se ver como um
jogador, inclusive dentro de campo.
Mas quem vê hoje a gigante americana tomando conta do esporte mais popular do mundo, nem imagina que o que fez a nike investir pesado e se consolidar nesse esporte foi a seleção brasileira e um jogador fenomenal.
Vamos voltar aos anos 70, onde a nike iniciou seus trabalhos
no meio do futebol, mais especificamente na NASL (North American Soccer League), a liga que contava simplesmente com
Pelé, Beckenbauer e Cruyff.
A Nike naquela época, ainda era uma fabricante de pequeno
porte de, equipamentos, calçados e roupas esportivas, até porque sua fundação datasse
do ano de 1972 por Bill Bowerman e Phillip Knight, por tanto, tinham pouco
tempo de mercado, e sua maior concorrente, a Adidas, já dominava o mercado a muito tempo.
A empresa americana viu uma grande oportunidade de
crescimento de sua marca no futebol, e para isso, contratou seu funcionário de número
120, o ex jogador inglês Mick Hoban em 1978, após a sua aposentadoria do
Portland Timbers. Sua tarefa não era nada simples, expandir a marca no futebol
dos EUA, e com pouco recurso, era bem complicado, já que o pais consumia pouco esse
esporte e a adidas tinha praticamente um monopólio do futebol.
Depois da liga americana NASL, a Nike foi atrás de expandir
ainda mais, e atravessou o atlântico em busca do futebol europeu. O inglês Peter
White usando a chuteira da Nike, marcou o gol do título do Aston Villa na Copa dos Campeões da Europa na vitória por
1 a 0 sobre o Bayern de Munique, tendo assim um bom início no velho continente.
Em 1983, o Sanderland se tornou o primeiro clube europeu a usar Nike
No ano de 1984 a liga NASL acaba sendo extinta, fazendo com que a nike encontrasse em outro esporte a sua vitrine para o mundo, e foi na NBA que a empresa começou a investir, inclusive nesse mesmo ano um jovem promissor assinou contrato com a nike, contrato esse que se tornaria o mais longo contrato da empresa, e mais rentável, o jovem era simplesmente o Michael Jordan. Com toda a exposição na NBA e com Jordan como seu garoto propaganda, a nike focou suas forças no basquete, deixando o futebol de lado por um certo tempo.
Em 1994 os olhos do mundo todo se voltam para os EUA, com a
copa do mundo sendo sediada no pais, e se o mundo todo olha para copa, então
vão olhar pra nike. A partir disso, a nike retorna seus investimentos para futebol,
patrocinando assim times de maior porte como Borussia Dortmund e Arsenal....e
seleções como Itália, Holanda, EUA e claro, o Brasil (1996).
No momento em que a nike chega a seleção brasileira, ela
entende que ali a revolução no meio do futebol estaria certa, os melhores do
mundo estão ali, então ela resolve patrocinar não só a seleção em si, mas, vários
jogadores daquele elenco, entre eles Ronaldo Fenômeno, que na época ainda era o
Rrrooooonaldiiinho.
A partir desse momento, a empresa americana entendeu o poder
do futebol, e quanto um jogador de nível mundial pode valorizar ainda mais a
sua marca, mostrando ela pro mundo todo. E hoje a Nike é essa gigante do esporte
mundial, dominando o mercado e ditando tendências.
“O planeta Gosta disso, e esse cara ai é o melhor do mundo”
(Marcos Uchôa)
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